Um termo bastante utilizado nos últimos anos em diversos contextos de sofrimentos causados por traumas, por vulnerabilidades e, recentemente, como resposta ao enfrentamento do Coronavírus. Estamos diante de um novo ano e este, 2021, especialmente recheado de incertezas e inseguranças. No que “resiliência” poderia nos ajudar?
Uma definição possível de resiliência é “a possibilidade de retomar a vida após uma agonia psíquica traumática ou em condições adversas”.
A palavra “renascer” é usada em sentido figurado, significando algo como recuperar forças, reviver, reabilitar-se após um período ou experiência difícil de vida. A palavra “processo”, por sua vez, traz a noção de ação contínua e prolongada, isto é, algo que não é mágico.
Portanto, ser resiliente é um movimentar-se, romper com forças imobilizadoras, retomar oportunidades. É não ficar sozinho; é partilhar com pessoas próximas, ao menos uma. É fazer parte, conectar-se de modo pessoal. É deixar-se cuidar e, ao mesmo tempo, ser solidário e empático. É ressignificar a dor, tornando o sofrimento suportável. É fé no Deus vivo e verdadeiro. É oração!
Então a pessoa com transtornos por uso de álcool/drogas e sua família podem encontrar ajuda através de atitudes resilientes. Essa é a boa notícia para enfrentamento de incertezas e inseguranças quaisquer que forem.